Celso Nobuo Kawano Junior e Ana Maria Santos Gouw - Campus Diadema/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Outro eixo: Percepções sobre tema científico (aquecimento global)

 

Resumo:

O aquecimento global é um processo relacionado a um fenômeno natural conhecido como efeito estufa – na ausência de tal fenômeno, a temperatura média da Terra seria mais baixa, o que limitaria o surgimento e a continuidade de muitas espécies no planeta. Acontece, porém, que várias atividades humanas têm sido relacionadas a emissões de gases que potencializam o aquecimento da atmosfera, o que resulta em efeitos adversos para a biota, incluindo-se aí a espécie humana (BRANDIMARTE; SANTOS, 2012). A abordagem desse fenômeno ambiental na educação básica está presente nos documentos curriculares oficiais do Brasil. Dentre os critérios de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental, está: “perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente (...)” (BRASIL, 1998, p. 139). Isso vai ao encontro do exposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018, p. 347), que propõe a seguinte habilidade a ser desenvolvida pelos estudantes do Ensino Fundamental: “descrever o mecanismo natural do efeito estufa (...), discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro”. Diante da relevância do tema em questão, surge a necessidade de diagnosticar e avaliar o que pensam e como agem futuros professores em relação ao aquecimento global. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e os dados serão coletados através de questionário – atualmente em fase de elaboração –, a ser aplicado em turmas de graduação (Licenciatura em Ciências) da Unifesp. Sendo assim, espera-se que a realização do presente trabalho permita conhecer, refletir, analisar e discutir as percepções de futuros professores sobre esse fenômeno, suas causas, consequências e formas de minimizar seus impactos, bem como a contribuição que o conhecimento do tema pode dar à implementação dos currículos e elaboração de materiais didáticos da área das Ciências.

 

Celso Nobuo Kawano Junior

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